O espanhol Fernando Alonso superou o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, e conquistou a pole para o Grande Prêmio de Cingapura na manhã deste sábado. Já o brasileiro Felipe Massa, companheiro do bicampeão na Ferrari, teve problemas no carro e ficou com o último posto do grid na prova marcada para as 9h (de Brasília) de domingo.

A Red Bull dominou amplamente os treinos livres. Das três sessões, Vettel liderou duas com margem segura para os demais. No entanto, o jovem piloto alemão não conseguiu manter a hegemonia no treino classificatório e ficou apenas com a segunda colocação do grid (1min45s457).

Com a marca de 1min45s390, Alonso garantiu sua segunda pole position consecutiva, a 20 na carreira. O desafio do bicampeão mundial neste domingo é repetir o desempenho do Grande Prêmio de Monza, quando largou em primeiro lugar e cruzou a linha de chegada na mesma posição.

A segunda fila do grid de largada será formada pelos dois pilotos da McLaren. Dono do segundo lugar na tabela de classificação do campeonato, o britânico Lewis Hamilton larga em terceiro (1min45s571). Jenson Button, atual campeão mundial e também britânico, ficou em quarto (1min45s944).

O australiano Mark Webber, da Red Bull, também chegou a frequentar as primeiras posições nos treinos livres, mas decepcionou e ficou com o quinto lugar (1min45s977). Em uma boa performance, o brasileiro Rubens Barrichello completou o grupo dos seis primeiros (1min46s236).

Já Felipe Massa voltou a sofrer em Cingapura. Pouco tempo depois de entrar na pista, o brasileiro parou com seu carro no meio do percurso e provocou uma bandeira vermelha a 10 minutos do final da primeira sessão. Sem tempo, o piloto acredita em uma falha no câmbio e praticamente descarta algum problema no motor.

Não é a primeira vez que Massa sofre um imprevisto em Cingapura. Em 2008, na primeira prova noturna da história da categoria, marcada pela armação de resultado da Renault, o brasileiro fez a pole, mas caiu do primeiro para o último lugar após sair dos boxes com a mangueira de reabastecimento ainda conectada ao carro.

O incidente foi decisivo na medida em que Massa perdeu o título mundial para o britânico Lewis Hamilton (McLaren) por apenas um ponto. No ano passado, o brasileiro não correu em Cingapura, já que ainda estava em recuperação do grave acidente sofrido na Hungria.

Conforme o esperado, os demais pilotos brasileiros não passaram da primeira sessão do treino classificatório neste sábado. No volante da Virgin, Lucas Di Grassi ficou com o 20 lugar do grid de largada. Bruno Senna, da Hispania, começa a disputa na penúltima colocação entre os 24 competidores