A cinco dias da eleição, a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, já não tem mais garantida a vitória em primeiro turno, revela nova pesquisa Datafolha realizada ontem em todo o país.

Segundo o levantamento, Dilma agora perde votos ou oscila negativamente em todos os estratos da população.

Nos últimos cinco dias, Dilma perdeu três pontos percentuais entre os votos válidos que decidirão o pleito. Ela recuou de 54% para 51% –e precisa de 50% mais um voto para ser eleita.

Como a margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, Dilma pode ter 49% dos votos válidos. Ou 53%, o que a levaria ao Planalto sem passar por um segundo turno eleitoral.
Escândalos na Casa Civil pontuam queda de Dilma nas pesquisas, dizem especialistas

A pesquisa Datafolha realizada ontem em todo o país aponta que a candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT) caiu três pontos percentuais e agora possui 46% das intenções de voto, contra 28% de José Serra (PSDB) e 14% de Marina Silva (PV).

De acordo com o novo levantamento, Dilma vem perdendo votos desde a segunda semana de setembro. Foi quando o escândalo envolvendo tráfico de influência na Casa Civil levou ao pedido de demissão de sua ex-principal assessora, Erenice Guerra.

Para o cientista político Rui Tavares Maluf, da Escola de Sociologia e Política de São Paulo, seria impossível que esses escândalos não atingissem uma importante parte do eleitorado brasileiro.