A 2 dias das eleições (serão no domingo, 3.out.2010), as pesquisas mais recentes sobre a intenção de voto para presidente da República mostram que Dilma Rousseff (PT) tem a maioria dos votos válidos em 16 Estados. Ou seja: 16 Estados a elegem no 1° turno.

Em 4 Estados e no Distrito Federal, Dilma não tem votos suficientes para encerrar a disputa no domingo, pois seu percentual não supera a soma dos percentuais de seus adversários, segundo tabulação preparada para o Blog pelo repórter do UOL Fábio Brandt. Em outros 6 Estados, a margem de erro das pesquisas torna a votação incerta, pois a petista pode ou não ter votos para vencer no 1° turno.

Em 2006, o presidente Lula também perdeu o 1° turno em 11 UFs, sendo que 9 delas estão na lista de locais onde Dilma pode perder o 1° turno em 2010: Acre, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Em 2002, Lula só perdeu a 1ª etapa da votação em Alagoas, Ceará e Rio de Janeiro.

Os resultados de eleições passadas estão disponíveis na página de Resultados Eleitorais deste Blog. Além do 1° turno, pode-se conferir também os resultados finais das eleições anteriores. Em 2002, por exemplo, Lula perdeu o 2° turno apenas em Alagoas. Em 2006, perdeu em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.

A seguir, quadros com a situação geral da eleição presidencial nos Estados. Para ampliar as imagens, deve-se clicar sobre elas com o botão direito e salvá-las no computador. Em seguida, é preciso abri-las com um programa de visualização de imagens para aumentá-las. Depois dos debates e dos escândalos a candidata petista caiu bastante e um segundo turno já é possível.