Depois de dominar os dois primeiros livres e o classificatório, a Red Bull confirmou seu final de semana perfeito ao garantir uma dobradinha no GP do Japão de Fórmula 1, na madrugada deste domingo (horário de Brasília). O alemão Sebastian Vettel, que largou na pole position, venceu a prova, seguido pelo colega de equipe e líder do campeonato, o australiano Mark Webber.

Vettel manteve a primeira posição em uma confusa largada, marcada por acidentes que tiraram o brasileiro Felipe Massa e mais três pilotos da prova, e venceu com tranquilidade em Suzuka. Ao cruzar a linha de chegada em primeiro, o alemão encerra um jejum de triunfos que se estendia desde o GP da Europa, no dia 27 de junho, e ganha fôlego na briga pelo título mundial.

O jovem piloto chega a 206 pontos na classificação e alcança Fernando Alonso, da Ferrari, que, após duas vitórias seguidas, ficou em terceiro neste domingo. A liderança segue com Webber (220 pontos). Lewis Hamilton, que largou em oitavo por ter trocado a caixa de câmbio, teve problemas de marcha no fim e foi o quinto na corrida, sendo ultrapassado pelo companheiro de McLaren Jenson Button, quarto.

Alheio à briga pelo título, Kamui Kobayashi foi o grande destaque da corrida. Correndo em casa, o piloto japonês da Sauber fez várias ultrapassagens arrojadas, sobretudo no hairpin, e terminou num ótimo sétimo lugar, atrás de Michael Schumacher, da Mercedes.

Em relação aos brasileiros, Rubens Barrichello, da Williams, foi o melhor ao marcar dois pontos com o nono lugar e Bruno Senna, da Hispania, chegou em 15º. Já Felipe Massa, da Ferrari, bateu após a largada no Force India de Vitantonio Liuzzi, e Lucas di Grassi, da Virgin, nem largou após um acidente na volta de alinhamento para o grid.

*Confira o resultado final do GP do Japão, em Suzuka (307,573 km):
1 – Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) – 53 voltas em 1h30m27s323
2 – Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – a 0s905
3 – Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 2s721
4 – Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – a 13s522
5 – Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – a 39s595
6 – Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – a 59s933
7 – Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – a 1m04m038
A próxima corrida da temporada será disputada no novo circuito de Yeongam, na Coreia do Sul, no dia 24 de outubro. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) fará uma inspeção na pista, que tem obras atrasadas, nesta segunda-feira, para aprovar o autódromo. Faltam apenas três provas para o fim da temporada: além dessa, Brasil e Emirados Árabes, em Abu Dhabi.