Se não fossem as jornalistas que fizeram perguntas contundentes sobre Erenice Guerra e Paulo Preto, o debate de ontem entre Dilma Roussef e José Serra, nem precisaria ter acontecido.

Mesmo sendo mais uma prova da democracia brasileira quando colocamos dois adversários políticos para discutir temas administrativos do país, o debate de ontem não serviu para isso. Foi quase monotemático sobre privatização quando Dilma perguntava, e saúde, quando Serra perguntava. Dois temas em que agora se baseiam as campanhas dos presidenciáveis. E além disso tudo que se falava era sobre São Paulo. Exemplos, modelos, políticos, desenvolvimento, tudo mesmo era São Paulo. Teve hora que parecia que eram candidatos ao governo do estado.

Religião e aborto, temas polêmicos dos últimos dias não foi nem tocado, por nenhuma parte. A mulher de Serra estava presente no auditório.

No debate não tem humor, uma sacada diferente, um jogo de cintura, é somente como uma luta de boxe, com dois candidatos chatos e sem emoção. E ambos ficam presos às regras do debate, tempo muito curto para perguntas e respostas, e espaços limitados de movimentação.

Queria ver ousadia nos debates. Por exemplo, que tal um debate entre FHC X Lula, como já foi sugerido. Vamos debater de verdade o Brasil. E outra coisa, precisamos aprender democraticamente com a política, respeitar o adversário. No Brasil se faz campanhas baseadas no ódio, como se fossem satanás do outro lado. Acho que temos pessoas dignas de vestir a faixa presidencial e aquele que com sua capacidade e pelo projeto que representa possa conquistar a maioria do eleitorado, e ambos devem ultrapassar a marca de 50 milhões de votos, portanto representam uma grande fatia da população brasileira. O vencedor ou vencedora, será presidente de todos os brasileiros. De certo, FHC é muito melhor que Serra, assim como Lula é melhor que Dilma, mas é assim a democracia, os partidos escolheram seus candidatos e nós escolhemos aquele que será presidente. No melhor exemplo de democracia mundial.

Embora tenha achado a Dilma muito nervosa e dispersiva, creio que ela apresentou mais conteúdo. Mas Serra, por se apresentar mais calmo e uma leve simpatia quando quebrava o gelo do rosto para tentar sorrir, acredito que ganhou o debate, pela pontuação mínima. O portal IG está perguntado quem ganhou o debate, e está dando Serra por 51% a 49%.

É esperado que no próximo  debate da Record no dia 22 as coisas melhorem e fique mais empolgantes pois o debate de ontem foi sem graça mesmo.