Deu no Portal IG

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou na manhã desta sexta-feira que a presidenta eleita Dilma Rousseff terá que tomar medidas duras no seu governo para enfrentar os obstáculos futuros da economia e “não poderá governar no piloto automático como o presidente Lula”. Segundo FHC, as condições internacionais não são mais tão favoráveis ao Brasil como no “período de bonança do governo Lula” e obrigarão a futura presidenta a agir com “firmeza” para enfrentar, principalmente, a forte entrada de dólares no País que valorizam o Real.

“Os ventos continuam ainda relativamente favoráveis a nós, o preço das matérias-primas ainda é favorável, mas o resto não é mais favorável. Mesmo as matérias-primas têm um efeito contraditório, que é a enxurrada de dólares que força a valorização do Real. Ela (Dilma) vai ter que tomar medidas e não vai poder governar simplesmente pelo piloto automático, como foi possível na época da bonança do governo Lula”, afirmou.

Para FHC, as medidas que Dilma Rousseff terá que adotar no futuro governo serão muito “impopulares e duras, e vão afetar muitos interesses”. Na análise do ex-presidente, Dilma não tem o carisma do presidente Lula e o “controle do partido” que Lula tem e, por isso, poderá ter dificuldades ao enfrentar pressões políticas no início do governo. “Ela vai ter que ser bastante cuidadosa. Ela tem uma carreira apenas administrativa, com experiência de gestão, não sei se é suficiente. Mas acho que as pessoas aprendem. E vamos ver como é que ela vai enfrentar esses problemas todos. Por enquanto, temos que olhar e não começar a prejulgar um governo que ainda nem começou”, avaliou o ex-presidente da República.