O presidente Lula será homenageado com a construção em Garanhuns de um museu para relembrar a trajetória do migrante que deixou sua cidade no interior do Nordeste rumo ao São Paulo, onde despontou como líder sindical, e, posteriormente, ao Planalto Central, para exercer dois mandatos como presidente da República. Batizado pelos conterrâneos como Casa Lula, o museu deveria ser construído em Caetés, onde Lula nasceu, então distrito de Garanhuns. Mas, por problemas de inadimplência do município com a Previdência, a localidade foi preterida, pois não poderia receber recursos públicos.

Até agora, o museu de Lula já tem R$ 300 mil em recursos, oriundos de emenda parlamentar do líder do PT na Câmara. A estimativa da prefeitura é que a obra custe R$ 1 milhão. Os conterrâneos do presidente querem inaugurar a Casa Lula ainda em 2011. Para isso, já encaminharam pedido à assessoria do presidente em busca de pertences que mostrem um pouco da intimidade do líder político.

Retirante
Apesar de o museu ficar em Garanhuns, o tour temático sobre a vida de Lula pode incluir a casa de taipa onde nasceu o presidente, em Caetés. Parentes do presidente no Estado foram incumbidos de levantar o maior número de fotografias e de objetos que tenham marcado a vida do líder sindical para dar um toque intimista ao local.

Fonte: Magno Martins