Os brasileiros lideraram as compras de aparelhos de telefones celulares, televisão de alta definição, câmeras digitais e netbooks entre os Brics (Brasil, Rússia, Índia e China), numa lista que inclui também Estados Unidos, Japão, Alemanha e França. A conclusão está em estudo da consultoria Accenture.

De acordo com informações do Monitor Mercantil, o que chamou a atenção na pesquisa anual foi o “apetite insaciável” dos emergentes por produtos eletrônicos em comparação aos mercados mais estáveis dos países ricos. Cerca de 55% dos brasileiros ouvidos disseram ter comprado um aparelho de telefone celular em 2010.

Enquanto os mercados emergentes crescem com o maior acesso a bens de consumo, a população dos países industrializados, que já detém estes bens e sofre mais com a crise econômica, mostra-se tímida.

Dos entrevistados em países ricos, 40% disseram não ter intenção de comprar eletrônicos em 2011. Já no Brasil, na Rússia, na Índia e na China, este percentual foi de apenas 9%.

No Brasil, 35% dos entrevistados disseram ter comprado um PC no ano passado, proporção semelhante à da Índia, e pouco atrás da China.