Mais da metade das famílias brasileiras vê no atual momento da economia brasileira a ocasião certa para a compra de bens duráveis – como, por exemplo, carros, geladeiras e móveis -, segundo pesquisa divulgada pelo Ipea (Instituto Econômico de Pesquisa Aplicada) nesta quinta-feira (10).

Embora os planos para as compras estejam na agenda dos brasileiros, o otimismo em geral com a economia esfriou um pouco: o indicador de confiança ficou em 65,3 pontos – o terceiro maior da série iniciada em agosto de 2010, mas 2,8% inferior ao de janeiro.
O Ipea avalia que, mesmo com um nível de confiança menor, o patamar atual ainda é alto.

Das famílias entrevistadas, 55,2% disseram que o momento é propício para a compra de bens duráveis. Na contramão, outros 38,7% disseram preferir aguardar e ser mais cautelosos antes de fazer a compra de um bem de maior valor.

O otimismo é maior na região Centro-Oeste do país, com 64,9% das famílias dispostas a ir às compras – e, consequentemente, a proporção dos pessimistas é a menor do país (25,6%). Já os menos otimistas estão na região Sul do país (37,3%), onde são de longe superados pelos mais pessimistas (55,5%).

Fonte: R7