Segundo dados divulgados pela Rede CheckOK, empresa especializada em verificação eletrônica de crédito, com 12 anos de atuação no setor, o Carnaval alavancará a taxa de inadimplência no segundo trimestre de 2011. Para a varejista, é esperado um aumento de 5%, em decorrência ao incremento no volume de serviços, produtos prestados e comercializados neste período.

“O mercado ainda sente os efeitos do IPVA, matrícula, material escolar e tantas outras despesas como todo início de ano. A impulsividade causada com o Carnaval faz com que o consumidor não pense no valor total de sua dívida, mas na parcela, o que causa engano, já que outras contas permanecem”, explica Marcos Siqueira, executivo da Rede CheckOK.

Segmentos como Hotéis, Restaurantes, Agências de turismo e Vestuários serão os mais afetados. “Os efeitos serão diretamente sentidos por prestadores de serviços em turismo”, explica o executivo.

Como dica para evitar o volume de inadimplência, a varejista disponibiliza ao mercado produtos e soluções com foco preventivo. “O ideal é a venda segura, sem que seja necessário depois investir muito mais na recuperação do crédito”, finaliza o executivo.

Com metas de crescimento na casa dos 8% para 2011, a Rede CheckOk disponibiliza uma gama de soluções com mais de x produtos e serviços, entre eles destinados à acesso à dados cadastrais, análise especializada em dados comportamentais e serviços destinados ao mercado automotivo. Para este ano a empresa visa registrar mais de 37 mil clientes em sua base, além de aumentar sua atuação em regiões como Brasília, Rio de Janeiro, Goiás e Espírito Santo.