A povoação foi iniciada na região de terras calcáreas pertencentes ao município de Patu, nos dominíos do Serrote do Junco, área úmida que produção abundante de juncáceas. O nome do Serrote foi também dado à nova povoação, JUNCO.

Embora não existam maiores registros oficiais da localidade é conhecimento dos mais antigos que nos idos de 1852 a região de Junco tinha uma pequena e esparsa povoaçãoque, em sua maioria, trabalhava na atividade de criação de gado.

O uso das potencialidades de Junco foi se desenvolvendo , com atividades voltadas para a pecuária e a produção de cal.No dia de 8 de Maio de 1962, por meio da Lei nº 2.750, Junco foi desmembrado de Patu, tornando-se um novo município do RN.

O nome Junco não permaneceu muito tempo;posteriormente foi mudado para Messias Targino, em homenagem a um antigo membro de uma importante família da região.

O município de Messias Targino está localizado  no Médio Oeste Potiguar, a 292 km de distância da capital com uma área de 145 km2, nos dias atuais possui 3.812 habitantes. A cultura no município é apoiada pela Biblioteca Pública local conta com mais de 3 mil livros.

No final do mês de setembro e início de outubro comemora-se a festa da padroeira, Nossa Senhora das Graças, com a presenças dos filhos da terra e de devotos de outras localidades.