A presidente Dilma Rousseff aceitou nesta sexta-feira (25) convite de seu colega americano, Barack Obama, para visitar os Estados Unidos. Ainda não há uma data definida para a viagem.

O convite foi feito durante telefonema de Obama a Dilma na tarde desta sexta, no qual ele agradeceu a hospitalidade “maravilhosa” do governo brasileiro durante sua visita ao Brasil, no último fim de semana, disse o porta-voz da Presidência da República, Ricardo Baena.

Na rápida conversa, de cerca de cinco minutos, Obama declarou ter recebido uma “excelente acolhida” durante sua passagem por Brasília e Rio de Janeiro.

Dilma, por sua vez, se disse “satisfeita” com os resultados da visita de Obama e considerou-a um “marco” na relação entre os dois países. Na ocasião, Brasil e EUA assinaram, entre outros acordos, a criação de uma comissão para promover a cooperação econômica e comercial bilateral.

Segundo o porta-voz, os presidentes não trataram, durante a conversa, da votação no Conselho de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas), desta quinta-feira (24), que aprovou a investigação de violação de direitos humanos no Irã.

O Brasil, revertendo posição adotada durante o governo Lula em relação ao país islâmico, votou a favor da proposta apoiada pelos EUA para indicar um investigador independente.

Dilma agradeceu os elogios feitos por Obama a ela em discurso no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro, no último domingo (20)