Proposta defendida pelo PT, o financiamento público exclusivo para as campanhas eleitorais foi aprovado hoje na Comissão de Reforma Política do Senado.

O líder do partido no Senado, Humberto Costa (PT), comemorou a decisão.

“O financiamento público de campanha e a votação em lista fechada de candidatos (já aprovada na comissão) são os pilares fundamentais da proposta de Reforma Política defendida pelo PT e estamos muito satisfeitos de ver que os dois projetos passaram pela comissão de Reforma Política do Senado.”

Pelo projeto do financiamento público, os candidatos só poderão receber recursos públicos da União para financiar as suas campanhas eleitorais. Segundo Humberto Costa, a medida evita a corrupção.

“Se queremos acabar com a corrupção eleitoral, o financiamento tem que ser público. Só assim se começa a se criar um mínimo de independência para quem é eleito, alem de proporcionar igualdade de condições para quem disputa a eleição”, disse o petista.

A proposta deve ainda passar pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) e pelo plenário antes de seguir para a Câmara dos Deputados.