Deu em Carlos Britto:

A duas semanas da Páscoa, o comércio brasileiro já se prepara para contratações para o Dia das Mães – primeiro domingo de maio. Deverão ser abertas 28 mil vagas temporárias, crescimento de 7,5% na criação dos postos em relação ao mesmo período de 2010, quando foram feitas 26 mil contratações. A previsão é feita pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem).

Historicamente, o Dia das Mães é considerado pelos lojistas como a segunda data comemorativa que mais movimenta o comércio – a primeira é o Natal – no volume de vendas e na quantidade de trabalhadores temporários. Mas neste ano, a Páscoa ocupará o segundo lugar. “O aquecimento da indústria de chocolates e derivados, cuja projeção de crescimento das vendas é de 10% sobre 2010, contribui para esta inversão”, explica Vander Morales, presidente da Asserttem.

Segundo a pesquisa, encomendada pela Asserttem ao Instituto de Pesquisa Manager (Ipema), quase 37 mil contratos firmados para a Páscoa podem ser prorrogados devido à proximidade entre as duas comemorações.

No total, a expectativa é de que 65 mil trabalhadores sejam empregados no período e que 10% permaneçam como funcionários efetivos. “Não podemos deixar de lembrar que, aproximadamente, 15% das contratações temporárias que estão previstas para o Dia das Mães (quase 4,2 mil) serão preenchidas por jovens sem experiência“, enfatiza a diretora de comunicação da Asserttem, Jismália Oliveira Alves.

Segundo ela, as vagas disponíveis para a data estão concentradas no comércio. “Lojas de roupas, calçados, cosméticos e perfumaria, chocolates e de eletrodomésticos – geladeiras, fogão, micro-ondas e computador – cujas vendas são bastante significativas”, abrevia.