omarOs filhos de Osama bin Laden ameaçaram, nesta terça-feira (10), processar o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, por sua decisão de “sepultar” o corpo do líder terrorista no mar. A família considerou “inaceitável” e “humilhante” que o corpo do líder da Al Qaeda, morto na última semana, tenha sido lançado ao oceano sem um funeral apropriado, dizendo que o ato violou o direito internacional.

Em mensagem publicada nesta terça-feira (10) pelo Site (centro americano de vigilância de sites islamitas, na sigla em inglês), Omar bin Laden assina em nome dos irmãos as acusações feitas ao presidente americano.

– Consideramos o presidente Obama, em pessoa, legalmente responsável pelo destino de nosso pai, Osama bin Laden.

A nota diz que “o direito internacional foi descaradamente violado”, citando que outros líderes polêmicos, como o iraquiano Saddam Hussein e o sérvio Slobodan Milosevic, foram presos e julgados, e não simplesmente mortos.

Fontes do governo americano disseram que enterrar o corpo do terrorista poderia transformar a sepultura em um local de culto ao terrorista. A decisão de não entregar o corpo de Bin Laden a parentes ou realizar um enterro em terra firme foi classificada como “humilhante” pela família.

– É humana e religiosamente inaceitável ver uma pessoa desse nível e dessa importância para seus parentes ter seu corpo lançado ao mar de uma forma humilhante para sua família e seus adeptos, o que fere os sentimentos de centenas de milhões de muçulmanos.

Fonte: AFP