O Povoamento de Boa Esperança teve ínicio no final do século XIX a partir da atuação de Justino Ferreira de Souza, que construiu na localidade , fincada no Médio Oeste do RN e pertencente ao município de Martins , a primeira moradia rebocada e devidamente caiada. Foi também Justino Ferreira quem construiu o cemitério e deu inicio a edificação da capela de Santo Antônio , sempre ajudado por doações vindas dos pobres.

Com o número de residências e a ampliação das plantações ; O povoado foi crescendo , em 1943 o povoado de Boa Esperança mudou de nome e passou a se chamar Demétrio Lemos, numa homenagem ao coronel Rego Lemos, filho de Martins, e responsável por benfeitorias feitas no local , com destaque para a construção, com recursos próprios,da Rodovia 13 de Maio, numa extensão de 6,3 km.

No dia 8 de Maio de 1962 ,pela Lei nº 2.754 , o povoado foi desmembrado de Martins ,tornando-se  municipio .Mudou de nome de Boa Esperança passou a se chamar oficialmente de Antônio Martins, em homenagem ao médico e deputado ,natural de Martins que prestou muitos serviços a região Oeste.

O município está localizado a 337 km de NATAL ,conta com uma área territorial de 251 km2,onde residem 7.245 habitantes (IBGE). A população é abastecida pelos açudes Tamanduá,Latão e Corredor com uma capacidade 8 milhões de m3. A Festa do Padroeiro ocorre em 12 de Junho ,onde Santo Antônio recebe todas as honras,com fogueiras,comidas típicas, novenas e muito forró.

A cidade hoje é um dos orgulhos do Oeste com as belas obras construidas na gestão do prefeito José Júlio,premiada entre as melhores do RN.