A tradição diz que os índios da tribo Pataxós foram os primeiros habitantes da localidade,mas não existe prova para essa afirmação, a não ser o nome de um rio Patachoca. A verdade que pode ser comprovada, é que um senhor por nome Antônio Lopes Viegas,descendente da família Dias Machado,foi o fundador do povoado,tendo como ponto de partida o Sítio dos Angicos. O nome ANGICOS pertence a uma frondosa árvore existente em boa quantidade na região.

Com esforço e muito trabalho,Antõnio Viegas conseguiu prosperar, e em 1760 comprou o Sítio dos Angicos,vindo a falecer em 1805, na condição de maior proprietário da localidade,fundador do povoado, e iniciador da Capela de São José.Em 11 de Abril de 1833,o próspero povoado de Angicos tornou-se município desmembrando-se de ASSÚ, mais dois depois foi reincorporado a Assú. Em 13 de Outubro de 1836,pela Resolução Provincial número 9, passou a fazer parte de Macau a partir de 2 de Outubro de 1847.Somente em 24 de Outubro de 1936 tornou-se cidade.

O município de Angicos está geograficamente localizado na Região Central do Estado,distante 170 km de Natal,tendo uma área territorial de 810 km2, onde vivem 11.583 habitantes. Cidade conhecida mundialmente pelo método de alfabetização implantado por Paulo Freire.

Festas Populares:

Carnaval :Como maior festa popular do Brasil, nosso município não poderia de também festejar. O carnaval angicano tornou-se o maior da região central, concentrando foliões de Angicos e das cidades circunvizinhas. A cada ano o governo municipal tem empenhado esforços e conseguiu em dois anos de administração, revitalizar o nosso carnaval. Ainda dentro da programação do carnaval acontece as gincanas carnavalescas, além do campeonato de futsal entre os blocos da cidade. É a cultura do nosso povo sendo valorizada.

FESTA DO PADROEIRO SÃO JOSÉ

A fé do povo angicano se fortalece com a chegada do mês de março. É a festa do nosso Padroeiro São José, São José dos Angicos, que acontece de 10 a 19. É também momento de confraternizar, pois os angicanos ausentes, se fazem presentes as festividades, que além da programação religiosa, que inclui o novenário de São José, há também uma vasta programação no centro na cidade com barracas, e atrações musicais de nível loca, até nacional, com destaque para o Baile do Reencontro, onde reúne-se a famílias angicana.

FESTA DA VAQUEJADA

Como bons nordestinos Angicos, terra de vaqueiros, tem espaço e data garantidos para celebrar o evento. É no Parque São José, um dos melhores da região nordeste que a festança acontece, sempre no finalzinho do mês de maio, a vaqueirama se reúne para praticar o esporte preferido do vaqueiro e para se divertir na Capital do forró, espaço garantido de muita mulher bonita e muita gente alegre e acolhedora, característica principal do povo angicano.

O SÃO JOÃO EM ANGICOS

O mês de junho é tempo de colheita, de homenagear os santos protetores, e dançar muita quadrilha. A Prefeitura Municipal se encarrega de dar o apoio necessário, e nos bairros da cidade, o que se vê é muito arrasta pé, com comidas e fogueiras para iluminar os céus. Sem falar no ARRAIÁ CENTRAL, nosso maior orgulho junino, quadrilha estilizada, que já é destaque em todo o Rio Grande do Norte.

Angicos, tem seu marco principal o gigante adormecido Pico Cabugi que para estudiosos foi um vulcão no passado.Alguns reservatórios merecem destaque na região Mais seca do RN  são eles: Caúbas,Novo Angicos,Bonfim,Laginha, Bonfim entre outros.Hoje a cidade é abastecida pela adutora Sertão Central Cabugi que traz água da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves para o município.A Cidade conta com 3 bibliotecas que são Oscar Pires,Francisco Veras e Francisco Perez que juntas dispõe mais de 11 mil títulos. Agora também é referência com o Campus da UFERSA. É berço de uma das famílias políticas mais importantes a Família ALVES.