O  nome Alto do Rodrigues  homenageia a família do fundador da cidade ,o senhor da terra: Joaquim Rodrigues  Ferreira.

Joaquim Rodrigues e seus descendentes se instalaram  no Alto – localidade pertencente, na época , ao município de Pendências, de onde tudo começou.Em 28 de março de 1963,por força da Lei nº 2.859 , a localidade de Alto do Rodrigues é desmembrada de Pendências, e em 14 de abril do mesmo ano era instalado como município.

Seu primeiro administrador foi escolhido por nomeação foi Luiz Moreira da Silva,que governou por 9 meses, dando lugar a um prefeito eleito em 3 de Outubro de 1963, João Fernandes de Medeiros.

A cidade está localizada na Região Salineira,à margem direita do Rio Assú, é um município rico com grandes reservas de petróleo e gás natural em seu subsolo.Está distante de Natal a 246 km, o município de Alto do Rodrigues  tem um espaço territorial de 207 km2  onde residem uma população de 12.000 habitantes . Em outubro tem a festa da padroeira Nossa Senhora do Rosário , a cidade é festiva tem no mês de setembro a Festa da Banana que é um dos produtos mais importante de sua agricultura; Na emancipação política ocorre o ALTOFOLIA uma das melhores micaretas do interior do RN.

Além da Banana o municipio produz ainda :cana-de-açucar,melão,mamão e produtos agrícolas de modalidade extensiva. O Pastoril, o candomblé e os festejos juninos completam a parte cultural do município salineiro. A TERMO-ASSU é um exemplo do desevolvimento que a cidade disponta.