usina-nuclearA Alemanha decidiu se tornar a primeira grande potência mundial a abolir a energia atômica de sua economia. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira pelo ministro do Meio Ambiente alemão, Norbert Röttgen, classificando-a como “irreversível”. Até 2022, o país pretende desativar as 17 plantas nucleares que possui.

Diante da crise nuclear no Japão, desencadeada pelo terremoto do dia 11 de março, a Alemanha decidiu criar uma comissão para avaliar o uso da energia nuclear no país e alternativas para substituição dessa fonte. Até 2022, o país terá de encontrar saídas para atender às necessidades energéticas atualmente cobertas pela energia nuclear.

No fim do ano passado, a chanceler Angela Merkel havia conseguido aprovar uma prorrogação de 12 anos, em média, para a utilização da energia nuclear no país, apesar da opinião pública se mostrar contrária à medida. Com a tragédia nuclear no Japão, o governo alemão decidiu rever sua posição e abandonar a energia atômica o mais rápido possível.

Enquanto isso no se falar em instalação deste tipo de usina principalmente no Nordeste sem necessidade.

Fonte: Valor Online