A localidade de Cruzeta,nome vindo do cruzamento dos Rios Salgado,Quimporó e Riacho do Meio, que acontece na área,formando a atual bacia do açude público,teve nos índios Cariris seus primeiros habitantes. Nome idealizado por Joaquim das Virgens Pereira.Expulsos pelos colonizadores do vizinho estado da Paraíba, os Carirís partiram rumo ao Seridó no Rio Grande do Norte,onde se fixaram.A caçada aos índios continuou , e nas décadas do século XVII, na chamada Guerra dos Bárbaros, os Carirís foram expulsos do Seridó,abrindo perspectivas para a colonização das terras da região.Foi nesse periodo que Cruzeta começou a tomar povoação.

Historiadores garantem que Joaquim José de Araújo Medeiros,filho de importante família da região,doou a Fazenda Remédio à igreja e assim ,teve origem o povoado.Mas a verdade, a fundação da cidade, pertencente na época ao município de Acari, aconteceu em 24 de Outubro de 1920, quando ocorreu a primeira feira no povoado, e a primeira missa rezada.

No dia 18 de agosto de 1937, o povoado passou a condição de distrito de Acari. No dia 24 de Novembo de 1953,pela Lei número 915 ,Cruzeta desmembrou-se de Acari, e tornou-se município do Rio Grande do Norte.Localizada na Região do Seridó, o município está a 229 km de Natal, possui uma área geográfica de  298 km2 de extensão, onde moram 8 .333 habitantes.O seu principal reservatório também é seu principal ponto turístico o Açude Cruzeta com capacidade para mais de 35 milhões de m3. A festa da padroeira ocorre sempre em outubro onde são prestadas homenagens a Nossa Senhora dos Remédios com festividade durante 10 dias, no dia 14 ocorre a procissão e missa solene de encerramento dos festejos.

As atividades econômicas consiste na Agropecuária e pesca de forma extensiva.