Sem novidade na pole-position para o Grande Prêmio da Europa de Fórmula 1. Sebastian Vettel mantém sua rotina de colocar a turma toda em seu retrovisor e larga na frente nas ruas de Valência. O líder do mundial foi o único a baixar 1min37s. O alemão da Red Bull cravou sua sétima pole em oito corridas em 2011 – esta foi a 22ª dele na F1. De quebra, a equipe austríaca mantém 100%, já que a única pole que não foi de Vettel ficou com Mark Webber, no GP da Espanha.

Por falar em rotina, Fernando Alonso não muda uma vírgula em seu cotidiano e deixa Felipe Massa mais uma vez para trás numa classificação. O bicampeão largou na frente do brasileiro em todas as oito corridas deste mundial. Goleada similar apenas na Hispania: Liuzzi sempre largou na frente de Karthikeyan em 2011.

Felipe Massa até que começou bem a classificação nas ruas de Valência – ele venceu lá em 2008 –, fazendo o melhor tempo no Q1 e deixando Vettel em segundo lugar. Porém, não conseguiu repetir este desempenho nas outras duas partes do treino.

A pole de Vettel em Valência era uma barbada. Imaginava uma Ferrari ou McLaren ao lado do alemão, mas não a outra Red Bull. De certa forma, me surpreendi com a segunda posição de Mark Webber. Quer dizer, em termos, já que o australiano, ao contrário do que muita gente pensa, ele tem andado rápido nas corridas. Vale lembrar que ele não tem tido sorte e tem de adotar a ‘estratégia’ com corridas de recuperação; lembram a última, em Montreal?

Não aponto uma vitória fácil da Red Bull no GP da Europa. McLaren e Ferrari provaram que estão fortes em Valência e certamente darão trabalho aos touros vermelhos. E não me venham com opiniões já formadas em relação a Lewis Hamilton. O inglês é muito bom e pode, sim, estragar a festa da Red Bull.

Apesar de estar envolvido com os constantes problemas na Williams, Rubens Barrichello tem a chance de fazer uma boa corrida, na medida em que seu carro permitir. Pela realidade, acho que dá para Rubinho beliscar pontos nesta prova.

Abro um parêntese aqui para citar Jaime Alguersuari. O piloto da Toro Rosso não tem apresentado bons resultados – ele ficou no Q1 mais uma vez! – e a batata do espanhol começa a assar. O time está de olho no rápido novato australiano Daniel Ricciardo, figurinha certa no primeiro treino livre de todas as sextas-feiras deste ano.

Confira o grid para o Grande Prêmio da Europa de F1:
1. Sebastian Vettel (Red Bull-Renault): 1min36s975
2. Mark Webber (Red Bull-Renault): 1min37s163
3. Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes): 1min37s380

4. Fernando Alonso (Ferrari): 1min37s454

5. Felipe Massa (Ferrari): 1min37s535

6. Jenson Button (McLaren-Mercedes): 1min37s645
7. Nico Rosberg (Mercedes): 1min38s231
8. Michael Schumacher (Mercedes): 1min38s240
9. Nick Heidfeld (Lotus Renault): sem tempo
10. Adrian Sutil (Force India-Mercedes): sem tempo
11. Vitaly Petrov (Lotus Renault)
12. Paul di Resta (Force India-Mercedes)

13. Rubens Barrichello (Williams-Cosworth)

Fonte: Jornal do Brasil