Uma sesmaria dada ao Padre José Vieira Afonso,em 4 de dezembro de 1754, iniciou a povoação da área localizada às margens  do Rio Curimataú,mais precisamente na histórica Lagoa das Queimadas.A Lagoa das Queimadas mudou de nome no século XIX, passando a se chamar Lagoa de Montanhas, numa referência direta a sua localização entre montanhas.A Lagoa de Montanhas sempre teve um clima agradável e ameno,a ponto de ser considerada a Suiça do Agreste.

A povoação de Lagoa de Montanhas alcançou progresso a partir da fertilidade de suas terras que garantiram grande produção de cereais.A chegada da estrada de ferro,interligando a região à capital do estado em 1882,este acontecimento veio melhorar ainda o crescimento populacional da área.

Lagoa de Montanhas foi considerado distrito do município de Pedro Velho em Outubro de 1938. No dia 8 de Janeiro de 1962,de acordo com a lei nº2.727, o distrito desmembrou -se de Pedro Velho e tornou-se município.Mas somente em 20 de Julho do ano seguinte passou a se chamar MONTANHAS.

Localizada no Agreste Potiguar, o município fica a 95  km de Natal ,possui 82 km2 e uma população de 11.418 habitantes.A cidade possui uma Biblioteca Pública com mais de 4 mil títulos.

Festas da Cidade
Janeiro
Dia 5 — Tradicional Festa de Santos Reis.
Data móvel — Tradicional vaquejada.
Junho
Durante todo o mês acontece a comemoração em homenagem ao padroeiro do município, São João Batista, com muitos festejos próprios da época junina, atos religiosos, muita fé e devoção.
Julho
Dia 20 — Aniversário da cidade. Um dia inteiro de comemorações, com varias modalidades esportivas, shows de calouros, tradicional pau-de-sebo destre outras. Os festejos culmina com a partilha de um bolo gigante, cuja quantidade de metros é igual a idade da cidade. Por fim, shows com bandas musicais durante toda a noite.

O Municipio de Montanhas vive de atividades agropecuárias, pesca, além do turismo.