Faleceu em  São Paulo o ex-presidente e senador Itamar Franco, aos 81 anos, em São Paulo. Itamar Augusto Cauteiro Franco nasceu em 28 de junho de 1930. Era senador pelo PPS por Minas Gerais. Foi eleito com 5.125.455 votos. Seu primeiro suplente é José Perrela de Oliveira Costa.

Itamar descobriu este ano uma leucemia e estava internado desde o dia 21 de maio no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Nos últimos dias estava se tratando uma pneumonia.

O corpo do ex-presidente será velado neste sábado (2) em Juiz de Fora, cidade que administrou em duas ocasiões, e Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. De acordo com o senador Aécio Neves (PSDB), a presidente Dilma Rousseff (PT) ofereceu o Palácio do Planalto, em Brasília, para o velório. A cerimônia de cremação deve acontecer no domingo (3), na capital mineira.

Itamar foi presidente da República entre 29 de dezembro de 1992 e 1º de janeiro de 1995, totalizando dois anos, três meses e 29 dias de governo. Era vice de Fernando Collor, que sofreu impeachment. A principal marca de seu governo foi a implantação do Plano Real, em 1º de julho de 1994. O sucesso foi tamanho que na eleição seguinte, o então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, foi eleito presidente.

um pouco da história

Em 1989, durante as primeiras eleições diretas para presidente depois da ditadura militar, Itamar foi eleito vice-presidente do Brasil pelo PRN, na chapa Collor.

A coalizão de partidos foi uma marca forte do governo Itamar. Havia uma grande preocupação de garantir a governabilidade e a estabilidade democrática após o impeachment de seu antecessor.

Além da criação do Plano Real, Itamar foi responsável pela aprovação do Imposto Provisório sobre Movimentação Financeira (IPMF), que depois, em 1996, passou a se chamar Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).

Ainda em seu governo, em 1993, foi realizado um plebiscito que confirmou o regime republicano e o sistema presidencialista como forma e sistema de governo no Brasil.

A presidenta Dilma Rousseff confirmou que participará do velório do ex-presidente e senador Itamar Franco (PPS-MG), em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. Dilma telefonou na manhã de hoje (2) para Henrique Hargreaves, ex-ministro da Casa Civil de Itamar e um dos melhores amigos do senador, informando que participará das despedidas ao ex-presidente.

Hargreaves disse à Agência Brasil que Dilma lamentou a morte de Itamar e afirmou que o admirava. Em seguida, o ex-ministro falou sobre sua relação com Itamar:  “eu tinha uma relação mais do que de irmão com ele [Itamar Franco]. Fomos contemporâneos em Juiz de Fora, meu pai foi presidente da Câmara de Vereadores, quando o Itamar era o prefeito.”

Fonte: Agência Brasil