Os Índios Cariris, de natureza nômade (que passam o dia todo andando e dormem em qualquer lugar,assim que a noite chega),dominavam a região chamada de Sertão do Acauã, compreendida entre os municípios de Currais Novos e Jardim do Seridó. Com um estilo peculiar de vida, os cariris,primeiros habitantes da área,alimentavam-se de frutos,raizes e mel de abelhas, e tinham prática em assaltos  e pilhagens.

Nos idos de 1700,chegava à localidade o Tenente Francisco Fernandes de Souza, na primeira tentativa de povoamento que se tem notícia. Algum tempo depois,surgiu Caetano Dantas Correia para iniciar uma vida que iria estar totalmente vinculada à história da região.

Vindo de Pernambuco, Caetano Dantas Correia trouxe boiadas e implantou a fazenda Carnaúba, nos idos de 1740, segundo o livro Nomes da Terra,de Câmara Cascudo, dando origem ao povoado e à futura cidade.

Em 13 de Agosto de 1790, segundo o livro Seridó, de José Augusto, Caetano Dantas passou para a sua filha Anna,casada com Antônio Tomaz de Azevedo, através de documento de dotação,rezas,terras,prata,ouro e escravos.O Povoamento  começou a crescer e, em 1897, surgiu a primeira feira da localidade,durando apenas um pouco mais de um ano.Seis anos depois em 1903, a feira era reestabelecida.

O povoado desenvolveu-se em torno da atual capela, construida em homenagem a São José, no ano de 1900, com a orientação de Antônio Dantas Maria, um descendente  de Caetano Dantas Correia. O nome do Povoado, CARNAÚBA DOS DANTAS vem da união do vegetal abundante da região, a Carnaúba, e o nome identificador do homem pioneiro e seu real fundador, Caetano Dantas Correia.

Ainda pertencente a Acari, o distrito foi criado em 31 de outubro de 1938,pela Lei número 603. Em 11 de Dezembro de 1953,pela lei número 1.028, Carnaúba dos Dantas,desmembrou-se de Acari e passou a ser um novo município,tendo sua instalação em 31 de Janeiro de 1954.

Carnaúba dos Dantas está localizada na região do Seridó, a 227 Km de Natal e possui uma área de 274 km2, onde vivem cerca de 7.429 habitantes, seu principal açude é o Monte Alegre com uma capacidade para mais de 1 milhão de m3 de agua.

As atividades econômicas tem destaque para o Turismo Religioso do Monte do Galo, onde está uma capela com um cruzeiro construidos em 1928, onde na semana santa é realizada a Paixão de Cristo, ainda como atrativos temos o Horto Florestal, as incrições rupestres feitas nas Serra do Brejo, no Serrote das Flechas e no Cabeço dos Fundões. A cidade conta ainda com o famoso Maestro Felinto Lúcio Dantas, conta com as Bibliotecas Carmem Silvia e a Professor Severino Bezerra e Donatilda Dantas, que oferecem à comunidade um acervo de mais de 75 mil volumes. O Artesanto é eclético, com confecção de flores de tecidos. As atividades agropecuárias de subsistência são desenvolvidas na zona rural do municipio.

Duas festas religiosas se destacam em Carnáuba dos Dantas, em 25 de Outubro é realizada a de Nossa Senhora das Vitórias, qua acontece no Monte do Galo com presenças de muitos romeiros e em 19 de Março ocorre a festa do padroeiro da cidade São José. É um pedaço do Rn na fronteira com a Paraíba.