O ex-líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, pretendia matar o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o general David Petraeus, atual diretor da CIA (agência de inteligência americana) e antigo responsável pelo comando das forças americanas no Iraque e Afeganistão.

Bin Laden também planejava um ataque terrorista a um grande evento esportivo nos EUA.

A informação foi divulgada nesta sexta-feira por vários veículos da imprensa americana depois de ter sido encontrada em meio aos documentos que a equipe de militares americanos encontrou durante o ataque à mansão em que Bin Laden estava escondido no Paquistão, em maio.

O líder terrorista tinha planos de realizar um ataque aos EUA no décimo aniversário do 11 de Setembro, embora autoridades do governo americano tenham dito à rede de TV ABC que a trama não havia passado do estágio de “discussão”.

Os planos de Bin Laden para matar Obama e Petraeus também estavam em fase inicial. Ele acreditava ser possível matar o presidente alvejando o avião ou o navio presidenciais.

Primeiro na lista de criminosos mais procurados pelos Estados Unidos, Bin Laden foi morto em 2 de maio, em uma operação conduzida por uma unidade de elite do Exército americano em Abbottabad, a 100 km da capital paquistanesa, Islamabad.

Em Abbottabad, o líder da Al-Qaeda estava escondido em uma mansão a menos de 1 km da Academia Militar do Paquistão, a principal base militar do país. Acredita-se que ele tenha morado por pelo menos um ano no local.

Fonte: Folha Online