Com  larga expansão da produção algodoeira na região á frente o dinâmico lider João Severiano da Câmara,o território começava a receber um maior povoamento.O povoado teve inicio numa simples fazenda de gado,edificado em terreno seco com grande dificudade,mas estrategicamente bem localizado,situado-se numa área de  grande produção algodoeira,núcleos de convergência das safras da Serra Verde.

A povoação já começou forte,muitos dizem até que Parazinho já nasceu feito.O arruado tornou-se um acampamento mercantilista,um centro de negócios,um escritório comercial,onde o algodão era  omprado e expedido para a sede do município.Nos idos de 1930, o povoado já contava com uma infra-estrutura de poço tubular,capela,escola e uma população residente de 500 habitantes.

O comércio era aquecido com a presença de armazéns,lojas e a realização de concorridas feiras.No dia 8 de Maio de 1962,através de uma Lei nº 2.753, o municipio de Parazinho se desmembra de Baixa Verde(hoje João Câmara)e se torna cidade.Data de sua emancipação política é sempre comemorada.

Localizado na Região do Mato Grande, está a 117 km de Natal,possui uma área de 275 km2 onde residem 4.895 habitantes, de acordo com o último censo do IBGE.Após o declínio da produção algodoeira,as atividades agrícolas se diversificaram,dando lugar principalmente a subsistência.

A cultura local possui uma biblioteca com um acervo variado trata-se da Biblioteca Municipal Castro Alves.O folclore se manifesta ainda com o Boi de Reis e o Pastoril,ainda enraizado na cultura local.Os trabalhos artesanais apresentam-se em panelas e jarros feitos de barros e ainda os cestos e as bolsas de palha.

No dia 28 de Novembro a cidade se transforma em uma grande quermesse em honra a sua padroeira Nossa Senhora de Nazaré,onde os festejos profanos se misturam aos religiosos com novenas,missa e procissão.

Hoje a instalação de Parque Eólico tem a mudar a geografia da cidade com a feração de empregos e a melhoria da condição de vida da cidade.

De acordo com o BNDES, o projeto terá potência instalada total de 188 megawatts (MW) e inclui o sistema de transmissão associado. O BNDES participará com 71,6% do valor total do projeto, de R$ 801,8 milhões.
O projeto foi selecionado no leilão de energia de reserva de 2009, garantindo a venda de 76 MW médios de energia por 20 anos, a um preço médio de R$ 150 por MWh. Os sete parques serão construídos no interior do estado, em áreas de baixa densidade populacional e pouca atividade econômica.
Quando puder conheça Parazinho.