Tá em O Globo

Sebastian Vettel deu mais um grande passo rumo ao título da temporada 2011 da Fórmula 1, ao vencer neste domingo o Grande Prêmio da Bélgica, em Spa-Francorchamps. O alemão da RBR liderou a maior parte da prova e terminou com boa vantagem sobre o segundo colocado, Mark Webber, seu companheiro de equipe. Com o resultado, Vettel chegou a 259 pontos contra 167 do australiano, a sete provas do fim da temporada.

Jenson Button teve uma atuação excepcional partindo de 14º no grid e completou o pódio, em terceiro lugar, com belas ultrapassagens ao longo de toda corrida. A quarta colocação ficou com Fernando Alonso, que teve um bom começo de prova, largando de oitavo e chegou a liderar por cinco voltas, mas não teve carro para brigar pela vitória e perdeu ritmo no fim.

Na corrida que marcou seu 20º aniversário na Fórmula 1, Michael Schumacher teve sua melhor atuação desde que voltou para a categoria e completou em quinto após largar em último, depois que uma roda se soltou no treino classificatório. Também marcaram pontos Nico Rosberg (Mercedes), Adrian Sutil (Force India), Felipe Massa (Ferrari), Vitaly Petrov (Renault) e Pastor Maldonado (Williams), da sexta à décima colocações.

Os demais brasileiros tiveram uma corrida para esquecer. Bruno Senna, que partiu em sétimo, errou na largada, bateu em Jaime Alguersuari, foi punido e acabou na 13ª posição. Rubens Barrichello chegou a andar na zona de pontuação, mas depois sofreu com seu Williams, fez um pit stop extra ao danificar a asa num choque com Kamui Kobayashi, e ficou em 15º lugar.

Apesar de ter pontuado, Massa também não teve uma das suas melhores atuações. Até largou bem e pulou para terceiro no começo, mas depois não conseguiu ultrapassar Nico Rosberg, que vinha em segundo no início, e perdeu duas posições seguidamente para Lewis Hamilton, que viria a abandonar depois num acidente, e Alonso. Depois, caiu de ritmo e ainda teve de fazer um pit stop extra devido a um pneu furado.

Vettel partiu bem da pole, enquanto Webber foi mal e perdeu posições. Rosberg pulou para o segundo lugar, seguido por Massa, Hamilton e Alonso. Mais atrás, confusão: Senna errou a freada para o cotovelo após a largada e atingiu Alguersuari, obrigando outros pilotos a desviar. Ainda na primeira volta, Rosberg ultrapassou Vettel e assumiu a ponta.

Os ponteiros logo começaram a ter problemas de desgaste nos pneus dianteiros macios devido aos carros regulados para a classificação chuvosa de sábado. O primeiro a sentir foi Rosberg, que foi ultrapassado por Vettel. Depois, mesmo tendo mais ação, Massa não conseguiu passar Rosberg e em pouco tempo já foi superado por Alonso, que se livrara de Hamilton.

Alonso logo ultrapassou Rosberg e em seguida assumiu a ponta quando Vettel fez um prematuro primeiro pit stop, assim como Webber, que vinha mais atrás após a largada ruim. Hamilton também liderou brevemente depois que o espanhol entrou nos boxes, mas uma volta depois também trocou seus pneus, deixando Vettel novamente na ponta.

Hamilton voltou do pit stop atrás de Kobayashi e, ao passar o japonês no retão após a famosa curva Eau Rouge na volta 13, abriu sua trajetória para fazer Les Combes e causou uma colisão. O inglês bateu com violência, teve dificuldades para sair do carro e o safety car foi acionado. Alguns como Vettel e Webber aproveitaram para trocar os pneus de novo, enquanto Alonso ficou na pista e assumiu a ponta.

Na relargada, Alonso partiu bem e abriu sobre Webber, que era seguido por Vettel, Massa e Rosberg. O brasileiro foi mal na relargada e acabou ultrapassado por Rosberg, enquanto Vettel se livrou rapidamente de Webber e partiu para cima de Alonso. O campeão mundial aproveitou o dispositivo da asa móvel e recuperou a ponta na volta 18.

Dali em diante, a corrida não teve a mesma emoção e Vettel ficou com o controle da corrida bem à frente de Alonso, Webber e Button. O inglês, aliás, era o destaque da prova. Depois da saída do safety car, ele passou Schumacher na 22ª volta, Sutil na 23ª, Massa na 25ª, e Rosberg na 26ª.

Depois da última rodada de pit stops, Alonso definitivamente caiu de rendimento e acabou ultrapassado por Webber e Button. Na frente, Vettel controlou com segurança a distância para os adversários e voltou a vencer depois de três corridas. Uma vitória que sela definitivamente um sólido caminho rumo ao bicampeonato.