O ditador líbio Muamar Kadafi está pronto para começar a negociar a transição para a democracia na Líbia, que inclui a transferência do poder aos rebeldes, informou o porta-voz Moussa Ibrahim em um telefonema à agência de notícias AP. Ibrahim teria dito ainda que Kadafi ainda está na Líbia – embora não tenha especificado a cidade – e que a negociação está sendo liderada por seu filho Saadi.

Segundo a AP, que reconheceu Ibrahim pela voz, o representante do regime afirmou que viu o ex-líder líbio na sexta-feira e que Kadafi está disposto a formar um governo de transição com os rebeldes. No início da semana, a CNN já havia informado ter recebido um e-mail de Saadi Kadafi confirmando a disposição do pai em negociar um cessar-fogo.

“Vou tentar salvar minha cidade, Trípoli, e os dois milhões de pessoas que vivem lá. Senão, Trípoli se perderá para sempre, como a Somália”, escreveu. Já os rebeldes do Conselho Nacional de Transição (CNT) negam qualquer negociação até que Kadafi se renda. “Se ele quiser se render, aí sim vamos negociar. E vamos capturá-lo”, disse Ali Tarhouni, autoridade rebelde. (Veja)