A governadora Rosalba Ciarlini foi recebida em audiência nesta quarta-feira, 31, pelo diretor de aeronavegabilidade da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Cláudio Passos Simões, que está respondendo interinamente pelo órgão, na ausência do presidente Marcelo Guarany. Acompanhada da bancada federal, Rosalba vai solicitar a liberação do Aeroporto Dix-Sept Rosado, de Mossoró, para pousos e decolagens. “Vou pedir a homologação temporária até que possamos encaminhar as soluções para os problemas que geraram a interdição”, adiantou a governadora.

Durante toda essa terça-feira, a secretária de Infraestutura, Kátia Pinto,  que está em Brasília com a governadora, e o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem(DER), Demétrio Torres, mantiveram contatos com a ANAC sobre o fechamento do aeroporto. “Os problemas já são antigos e não são de fáceis soluções”, explica Demétrio, citando a existência de alguns edifícios no chamado cone de aproximação do aeroporto. Esses imóveis estariam acima da altura permitida e, ainda, a permanência da favela próxima à cerca de proteção do aeroporto, torres de telefonia celular e outros obstáculos.

“A interdição foi por impedimentos de obstáculos”, explica Demétrio Torres, garantindo que mesmo assim, o governo está tentando alternativas técnicas para garantir o funcionamento do aeródromo