Ricardo Gallo

Foi anunciado esta semana um aumento de 30 pontos no IPI de automóveis que não tenham 65% de componentes nacionais em sua fabricação.  O objetivo desta medida é proteger as indústrias multinacionais aqui instaladas e seus operários da competição internacional, em particular das empresas asiáticas, uma vez que importações do México e do MERCOSUL ficaram fora desta parada. Além disto, o objetivo do governo seria estimular àquelas empresas que hoje exportam carros ao Brasil a se tornarem produtoras locais, instalando fábricas no Brasil que produzam carros com mais der 65% de seus componentes produzidos aqui. Tudo isto é muito louvável e faz sentido político. É UM DISCURSO que todos compram.

Contudo eu fiquei pensando: quem perde com isto, além dos Asiáticos que exportam para o Brasil?

A. em primeiro lugar os consumidores que compram carros importados, pois eles devem subir uns 25% após tal medida;

B. as revendedoras de carros importados devem sofrer bastante.  E seus funcionários correm risco de perder emprego

C. as empresas que usam caminhões importados da Ásia

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