tá no  G1

Doenças como tendinite e hérnia de disco, que geralmente acometem os adultos, estão atingindo cada vez mais as crianças. De acordo com especialistas, o uso exagerado de jogos eletrônicos, seja em videogames ou computadores, é a principal causa para o aparecimento de sintomas como dores nas costas ou na cabeça.

Aos 10 anos, Victor acabou parando em uma clínica de fisioterapia por causa de uma hérnia de disco. “Eu senti o pescoço doendo muito, minha coluna também”, descreve o garoto.

A hérnia de disco é o nome dado para a lesão que acontece entre os discos que formam a coluna vertebral. Ocorre com as pessoas que não têm uma postura correta no dia-a-dia, forçando as placas.

“A coluna cervical tem uma curva importante. Quando você coloca a cabeça muito para baixo e fica muito tempo em um movimento repetitivo e tensional você empurra os discos que estão nas costas e isso com o tempo vai deslocando e com certeza a inversão dessa curva faz com que você fique em uma situação de risco. Às vezes uma batida que você faz com seu corpo, aquela posição que o jogo do videogame provocou, pode fazer o deslocamento. Às vezes um espirro ou uma virada brusca, ou no balanço do carro, algo que não aconteceria em uma coluna que está com sua curva normal. Na verdade, a grande causa é o tempo excessivo em uma postura inadequada, forçando a estrutura da coluna”, explica Socorro Almeida, fisioterapeuta.

Leia na íntegra