Tá no blog de Robson Pires

Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira e encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que 51% dos entrevistados consideram o governo da presidente Dilma Rousseff ótimo ou bom. Já 34% o classificaram como regular e 11% disseram que é ruim ou péssimo.

Outros 4% não responderam. Já a aprovação pessoal de Dilma atingiu 71% em setembro, contra 67% do levantamento realizado em julho deste ano . Outros 21% desaprovam (eram 25%) e 8% não responderam (mesmo percentual da última pesquisa).

Sobre a aprovação do governo, a avaliação anterior mostrava que 48% classificavam o governo como bom ou ótimo. Segundo a CNI, a melhora se deu principalmente na região Sul, que registrou o maior percentual de avaliação positiva: 57%. A região aparece também como a que mais aprova (75%) e confia na presidente Dilma Rousseff (72%).

O Nordeste, após anos sendo a região que melhor avalia o governos federal, perdeu a dianteira. A avaliação do governo também passou a ser melhor no Sudeste que no Nordeste, embora dentro da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos: 52% a 50%. Nos quesitos aprovação e confiança na presidente Dilma, no entanto, o Nordeste continua à frente.