O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou nesta quarta-feira (19) a posse imediata do ex-governador da Paraíba Cássio Cunha Lima (PSDB) no cargo de senador, como informa o Correio Braziliense. Mais votado nas eleções de 2010, o tucano tinha sido barrado pela Lei da Ficha Limpa. No começo deste ano, porém, o Supremo firmou entendimento de que a norma não poderia ter sido aplicada no pleito do ano passado.

Em plenário, o minstro Joaquim Barbosa, relator do processo de Cássio, negou recursos protocolados por adversários do tucano. O voto foi acompanhado pelos demais ministros. Assim, o STF decidiu que comunicará a decisão imediatamente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para que a Justiça Eleitoral da Paraíba diplome Cássio e o Senado dê posse ao ex-governador, que obteve mais de 1 milhão de votos nas eleições, sendo o candidato mais votado no estado para o cargo de senador.

Cássio Cunha Lima assumirá a cadeira atualmente ocupada por Wilson Santiago (PMDB-PB), que foi o terceiro mais votado no pleito de outubro passado.