Depois de dois dias de muito trabalho e de tentativas de resgate frustradas, a equipes de resgate composta por técnicos da UERN e voluntários conseguiram neste sábado (22) devolver ao mar a baleia-jubarte que tinha encalhado na praia de Upanema, no último dia 20.

O animal, com 10 metros de comprimento pesando 20 toneladas e sem forças para nadar sozinho, foi arrastado cerca de 50 metros pela correnteza para a parte mais rasa da praia na última quinta-feira.

Na manhã de hoje (22), com auxílio de empresários foi aberto um canal com máquinas retroescavadeiras para facilitar o escape do animal e quando a maré encheu, a baleia foi puxada por um rebocador.

A baleia foi devolvida ao mar e biólogos do projeto Cetáceos da Costa Branca acompanharam de barco, o animal até as proximidades do Porto Ilha.

“O trabalho da equipe foi árduo mas ao final foi gratificante ver a baleia nadando com as próprias forças.” Disse o  Capitão Jailson Andrelino, da Polícia Militar que voluntariamente auxiliou na operação de salvamento da jubarte.

De acordo com informações divulgadas pela bióloga Dra. Bernadete Fragoso, afirma que os arranhões sofridos pela baleia não são graves e ela consegue nadar normalmente.

Fonte: Voz de Areia Branca