Devido à grande quantidade de depósios calcários existentes na localidade , o pequeno povoado foi chamado de CAIEIRA , originando rapidamente uma pequena feira livre , a feira de Caieira.Em 1902 a capela foi erguida por Florentina Nunes Amorim e Agostinho Fonseca,habitantes da região

Em 24 de Novembro de 1953, pela Lei número  912, o antigo povoado de caieira desligou -se  de Patu e foi criado o mais novo município do estado, com o nome de Almino Afonso .Filho de Caieira, o Dr.Almino Alvares Afonso, destacou-se como tributo idealista e influente,por sua luta em defesa do abolicionismo tanto no Ceará, como na cidade de Mossoró.

Almino Afonso conquistou popularidade e entrou na política de maneira vitoriosa alcançando o Senado Federal . O Município de Almino Afonso está a 323 km de Natal e possui uma população de 5.800 habitantes que estão numa área territorial de 132 km2. O abastecimento d’agua é possível graças ao Açude Almino Afonso e o Caetano que juntos ultrpassam 5 milhões de metros cúbicos.

De acordo com o IDEMA, o solo da região é do tipo podzólico vermelho amarelo equivalente eutrófico.Sua aptidão é restrito a lavoura de subsistência que vai do sisal ao coco, sendo comum o milho e o feijão ; A cidade possui uma biblioteca denominada Enoc Belarmino  com um acervo de mais de 3 mil títulos. Entre as principais festas do municipio estão o Carnaval tradicional realizado no Mercado Público, e na época junina ocorre cantorias de violeiros. A festa do padroeiro é o Sagrado Coração de Jesus, tem sua data móvel e é sempre muito animada.