O ministro Fernando Haddad (Educação) discursou pela primeira vez nesta quarta-feira (14) em tom de despedida e afirmou que deixará a pasta “nas próximas semanas”.

Haddad será o candidato do PT nas eleições do próximo ano para a Prefeitura de São Paulo.O ministro participou hoje da entrega do Prêmio Professores do Brasil, na sede do Ministério da Educação, em Brasília. Em seu discurso, disse que o período em que permaneceu no ministério foi o mais gratificante da sua vida.

“Estou há oito anos no MEC e estou deixando nas próximas semanas”, disse o ministro após entrar todos os prêmios. Antes de ser nomeado titular da pasta, em julho de 2005, Haddad também ocupou o cargo de secretário-executivo do ministério.

“Posso dizer a vocês que foi a fase mais gratificante da minha vida verificar esse despertar, não só dos educadores que sempre valorizaram a sua profissão, mas o despertar dos não educadores, que têm outras profissões”, afirmou o ministro, que ressaltou que esse “despertar” da nação é um requisito para o desenvolvimento.

Questionado após o evento sobre quando deixará o ministério, Haddad voltou a dizer que ainda não tem uma data definida e que sua saída depende da presidente Dilma Rousseff.”Não tenho a data, mas estou trabalhando com o mês de janeiro. Sempre lembrando que estou, e já disse isso ao partido, subordinado a uma decisão da presidenta. Vou respeitar o calendário que ela estabelecer”, disse o ministro, que também ressaltou que sua saída não deve ser na primeira quinzena do mês.