Como já é tradição, o Google subsituiu seu logotipo na tarde desta sexta-feira (23) para celebrar o Natal. A gigante da internet substituiu as letras do seu logotipo na página inicial por símbolos natalinos, como um floco de neve, um Papai Noel, um sino, uma vela e um presente, desejando “boas festas” aos usuários.

No ano passado, cinco artistas trabalharam por 250 horas para criar 17 desenhos que representam o Natal pelo mundo. Totalmente criado em HTML 5, cada quadro levava a uma busca de um lugar diferente do mundo, desde o Nepal e a Muralha da China até a Catedral de São Basílio, em Moscou.

Os doodles do Google

O Google costuma comemorar datas importantes para a humanidade, como aniversários de invenções e personalidades ligadas à cultura e à política, por exemplo, com customizações do logo na página inicial do site de buscas. O primeiro doodle surgiu em 1998, quando os fundadores do Google criaram um logotipo especial para informar aos usuários do site que eles estavam participando do Burning Man, um festival de contracultura realizado anualmente nos Estados Unidos. O sucesso foi tão grande que hoje a companhia tem uma equipe de designers voltada especialmente para a criação dos logotipos especiais. Já foram criados mais de 300 doodles nos Estados Unidos e mais de 700 para o resto do mundo.