Dor abdominal é um dos sintomas causados pela virose gastrointestinal

Médicos recomendam cuidado dobrado com higiene e alimentação

Infelizmente, esta é uma época do ano em que são comuns os registros das famosas viroses que atacam o sistema gastrointestinal das pessoas, provocando grande desconforto e, muitas vezes, comprometendo as férias, especialmente de quem está na praia.

Os vírus que atacam o sistema digestivo costuma proliferar durante o verão e, de maneira geral, têm sua disseminação estimulada por questões relacionadas à falta de higiene e a uma alimentação descuidada.

Segundo os médicos, o contágio por esses vírus pode acontecer de várias maneiras: contato com pessoas que já tenham a doença, alimentos mal conservados ou mal lavados, ingestão de água contaminada ou por meio da água do mar e da piscina.

Os principais sintomas da doença são diarréia, vômito, dores abdominais e em outras partes do corpo e febre, sinais que podem durar de três a cinco dias. Os médicos infectologistas recomendam uma série de medidas preventivas para evitar o contágio, a maioria ligada à higiene pessoal, limpeza, preparo e conservação de alimentos. Confira alguns desses cuidados.

* Tenha bastante cuidado com os alimentos que você ingere nesta época, evitando, por exemplo, consumir aqueles cuja procedência você desconhece e/ou em locais com pouca higiene.

* Ainda quanto à alimentação, é importante refrigerar bem e lavar adequadamente itens como frutas e verduras, que quando não refrigerados ou lavados podem transmitir o vírus.

* Se for o caso, prefira consumir alimentos industrializados, bem embalados e dentro da validade, no lugar dos lanches e dos salgados fritos vendidos em praias e clubes.

* Procure beber apenas água mineral ou fervida. Use-a também para fazer gelo. O alerta vale principalmente para as pessoas que frequentam o litoral, onde o sistema de tratamento de água, muitas vezes, deixa a desejar.

* A higiene é fator fundamental de prevenção. Os especialistas recomendam que as pessoas lavem as mãos com frequência, especialmente antes das refeições e após a utilização do banheiro.

No caso de sentir qualquer um dos sintomas mencionados acima, evite a automedicação e procure um hospital ou um posto de saúde o mais rápido possível.