Uma equipe internacional de pesquisadores apresentou uma proposta de como atrasar o aquecimento global no curto prazo, evitando milhões de mortes por causa da poluição do ar. A solução é parar de focar tanto no corte de emissões de carbono e se preocupar com a fuligem e as emissões de metano Como se não fosse o bastante, a proposta, segundo a equipe, é economicamente viável, renderia mais dinheiro do que seu custo.

O estudo liderado por Drew Shindell, da Nasa, descobriu que focando em 14 medidas de controle de poluição atmosférica o aquecimento global seria reduzido em 0,5ºC em 2050, além de aumentar a produção agrícola mundial por até 135 milhões de toneladas por safra e evitar milhares de mortes prematuras a cada ano. Estudos afirmam que mesmo com cenários de baixo carbono o aquecimento seria de 2ºC nos próximos 60 anos.

Entre as 14 medidas estão: a a captura de metano de aterros sanitários e minas de carvão, limpeza de fogões e motores diesel, e mudando algumas técnicas de agricultura. O objetivo é cortar as emissões de duas poderosas causas do aquecimento global – metano e fuligem. O metano é produzido por aterros sanitários, pecuária e geração de energia. A fuligem vem da queima de carvão, madeira e outros combustíveis. Eles afirmam que a redução de fuligem poderia salvar vidas.

Fonte: IG