A Apple entrou com outro processo por violação de patentes contra a Samsung e está em busca de uma determinação junto a corte federal dos EUA para impedir as vendas do smartphone Galaxy Nexus no país enquanto o caso corre nos tribunais.

O processo teve entrada nessa quinta-feira, 13/2, em uma corte da Califórnia, com uma cópia editada do caso tendo sido disponibilizada publicamente na noite de sexta-feira. O processo envolve quatro patentes da Apple para tecnologias que permitem aos usuários tocarem um número telefônico em uma página web para discar o número, colocação de palavra, reconhecimento de voz e busca unificada no Siri, e a habilidade de destravar um smartphone ao deslizar uma imagem de um local para outro.

“As vendas do Galaxy Nexus durante esse litígio causarão danos irreparáveis a Apple”, afirmou a companhia no processo. “O mercado de smartphones é uma conjuntura crítica, à medida que a mudança da grande maioria dos consumidores para os smartphones, e as preferências e compras a longo prazo dos clientes podem ser determinadas em grande escala pelo sistema operacional em seu primeiro smartphone.” A importância dessa compra inicial é “precisamente a razão pela qual a Samsung copia os produtos da Apple e incorpora recursos patenteados pela Apple, com a intenção de atrair esses essenciais compradores de primeira viagem para longe da Apple.”

A decisão da Samsung de vender o Galaxy Nexus nos EUA “é ainda mais notória se considerarmos o fato de que a Samsung fez isso frente a uma determinação anterior da justiça de que aparelhos anteriores da Samsung provavelmente infringem determinadas patentes da Apple e que as vendas desses aparelhos provavelmente fariam a Apple ‘perder mercado para a Samsung que poderia causar a descoberta de perdas irreparáveis”, afirma o processo da Apple.

Esse é apenas mais um capítulo em uma série de processos entre as duas companhias ao redor do mundo. Em uma decisão recente, a justiça alemã determinou que o tablet Samsung Galaxy Tab voltasse a ser vendido no país após um pedido de proibição da Apple. Ainda não lançado no Brasil, o Galaxy Nexus será chamado de Galaxy X no país e deve chegar em breve às lojas locais.

Fonte: Macworld Uol