* * * Depois de conversar com o senador José Agripino (DEM) ontem, Carlos Augusto Rosado (DEM) amanheceu o dia também politicando em Brasília.

Antes de retornar a Natal, hoje  foi a vez de “portas fechadas” com o Ministro Garibaldi Alves Filho. Conversa que passou pela sucessão de Mossoró.

De resultado, viés de alta da vereadora Cláudia Regina. Aliás, a Democrata assumiu postura de extrema discrição no compasso de espera por ordens superiores.

É momento de se analisar perfil de cada pré-candidato; rejeição, potencial de crescimento, ficha limpa e outras coisitas mais.Garibaldi também teve a garantia da garupa pmdbista na capital do oeste.* * * Território Livre

* * * Na manhã desta quinta-feira (15), a governadora Rosalba Ciarlini participou da abertura da 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social do Rio Grande do Norte (Consocial), realizado no Praiamar Hotel, em Natal. O evento teve a participação de Mário Vinícius Claussen Spinelli, secretário de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas da Controladoria Geral da União.

A etapa da capital potiguar encerra a fase regional da Consocial/RN que passou por Pau dos Ferros, João Câmara, Caicó, Mossoró, Nova Cruz. A Conferência tem o objetivo de promover a transparência e estimular a participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública, resultando na contribuição para um controle social mais efetivo e democrático. No Rio Grande do Norte, a Consocial foi instituída com a finalidade de promover o acesso à informação e aos dados públicos e capacitar a sociedade para o controle da gestão pública e combate à corrupção.* * * Heitor Gregório

* * * O deputado federal Henrique Alves, o estadual Gustavo Fernandes e o ex-deputado Elias Fernandes, participam neste sábado (17), da festa de aniversário do ex-prefeito-prefeitável de Pau dos Ferros, Nilton Figueiredo – o “Nilton Folia”, que se tornou tradicional na cidade.

A comemoração começa na feira livre de Pau dos Ferros, com a “tenda da saúde”, oferecida pelo deputado Gustavo Fernandes, que, a partir das 7 horas, disponibilizará testes de glicemia e aferição de pressão arterial para quem estiver no local. Depois, Nilton Figueiredo visita o bairro Manoel Deodato.

À noite, às 19 horas, ele participa de missa da comunidade na Maternidade Santa Luiza de Marilac e, às 21 horas, começa o “Nilton Folia”, na forma de “carnaval fora de época”, com a apresentação de diversas bandas, que saem da concentração no Posto Bolivel até o Largo da Cultura. No ano passado, a festa reuniu mais de 3 mil pessoas.* * *