Ano novo, vida nova. O domínio da RBR visto durante toda a temporada de 2011 não se repetiu no primeiro treino classificatório de 2012. Na madrugada deste sábado, Lewis Hamilton, da McLaren, marcou 1m24s922 e conquistou a pole position para o GP da Austrália. Seu companheiro de equipe, Jenson Button, já com o cronômetro zerado, garantiu a dobradinha da escuderia inglesa na primeira largada do ano.

A temporada não começou bem para Felipe Massa. O carro da Ferrari não apresentou um bom comportamento no circuito de Albert Park, e o brasileiro largará em 16º, duas posições atrás do compatriota Bruno Senna, da Williams.

A largada está marcada para as 3h (de Brasília) deste domingo, com transmissão ao vivo da TV Globo e em Tempo Real com vídeos pelo GLOBOESPORTE.COM.

O bicampeão mundial Sebastian Vettel, da RBR, ficou apenas com o sexto tempo e largará uma posição atrás do companheiro Mark Webber. As surpresas do treino, tanto positivas quanto negativas, ficaram por conta da Lotus. O jovem Romain Grosjean garantiu um excelente terceiro lugar no grid, enquanto o finlandês Kimi Raikkonen decepcionou e foi eliminado logo no Q1.

Por pouco, Massa não ficou fora logo no Q1. O brasileiro passou milésimos abaixo do 17º melhor tempo em sua penúltima volta rápida e pegou tráfego na última tentativa. Sorte de Massa que o finlandês Kimi Raikkonen decepcionou no primeiro treino classificatório em seu retorno à F-1. O piloto da Lotus errou no fim da sessão e ficou apenas com 18º tempo. Enquanto isso, seu companheiro Romain Grosjean foi o terceiro mais rápido do Q1. Se a saída precoce de Raikkonen foi surpreendente, não se pode dizer o mesmo dos outros seis eliminados, os pilotos das três equipes mais fracas do grid: Heikki Kovalainen e Vitaly Petrov, da Caterham, Timo Glock e Charles Pic, da Marussia e Pedro de la Rosa e Narain Karthikeyan, da HRT.

F1 GP da Austrália Grosjean, Hamilton e Button (Foto: Getty Images)

Confira como ficou grid de largada para o GP da Austrália de 2012:

1 – Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – 1m24s922
2 – Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – 1m25s074
3 – Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) – 1m25s302
4 – Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – 1m25s336
5 – Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – 1m25s651
6 – Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) – 1m25s668
7 – Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – 1m25s686
8 – Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) – 1m25s908
9 – Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) – 1m26s451
10 – Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) – sem tempo

Fonte: G1