Com o aumento da inadimplência, os bancos de montadoras freiam a concessão de crédito e projetam um ano de 2012 com crescimento mais fraco dos empréstimos para financiar a compra de veículos.

A expectativa é que as taxas de inadimplência, depois do salto que deram desde o fim do ano passado, subam mais um pouco até o fim deste semestre. Depois, devem se estabilizar, mas em um nível mais alto. O indicador para atrasos acima de 90 dias encerrou fevereiro em 5,5%, aumento de 2,7 pontos em 12 meses, segundo a Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef).

Nesse cenário, bancos de grandes montadoras, como a Volkswagen, estão mais cautelosos no crédito. “Está mais difícil aprovar novos empréstimos”, afirma o gerente de marketing e novos negócios do Banco Volkswagen, Marcos Ferreira.

Nos três primeiros meses de 2011, a instituição aprovava cerca de 65% das propostas de empréstimo recebidas das concessionárias. No primeiro trimestre deste ano, caiu para 50%, por causa do temor de calotes.(Estadão)