Depoimentos à Polícia Federal obtidos com exclusividade pelo Fantástico reforçam as acusações contra o desembargador Hélcio Valentim de Andrade Filho, afastado desde 2011 de suas funções no Tribunal de Justiça de Minas Gerais e alvo de ação penal no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele é acusado de ter recebido propina para conceder habeas corpus a traficantes de drogas. Procurado, Andrade Filho negou as acusações.

Acusados dos crimes de formação de quadrilha e corrupção, o comerciante Tancredo Tolentino (amigo do magistrado) e o advogado Walquir Avelar Júnior (que defendia os criminosos) confirmaram à PF que os presos compraram decisões judiciais para deixar a cadeia de Divinópolis (MG), onde aguardavam julgamento após terem sido flagrados com cerca de 60 kg de pasta-base de cocaína.

O advogado diz que Tolentino pediu R$ 150 mil para conseguir a liberdade dos traficantes – R$ 80 mil teriam sido entregues pessoalmente ao desembargador. ‘A investigação foi muito bem feita. São provas contundentes dessa atuação criminosa’, afirma o procurador da República Eitel Santiago de Brito Pereira.Depois da sentença, os traficantes desapareceram. Foram condenados à revelia (sem a presença no julgamento) e, hoje, são considerados foragidos da Justiça.

Foi uma das matérias do FANTÁSTICO edição de ontem. Nosso país tem muito ainda que ser mudado, não dá mais prá continuar do jeito que está.