Sandra propõe à ministra medidas mais efetivas para combater efeitos da seca

 

 

A Bancada do Nordeste se reuniu nesta terça-feira (8) com a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti. Entre os assuntos da pauta, a seca que assola inúmeros estados da região e as dívidas agrícolas de produtores rurais.

A líder do PSB, deputada federal Sandra Rosado (RN), pediu mais apoio do Governo para combater os efeitos da estiagem na região Nordeste. Segundo a parlamentar, no município de Luis Gomes, no Rio Grande do Norte, não chove há 180 dias.

“A seca já é considerada a pior dos últimos 40 anos no Nordeste. A população sofre com o desabastecimento de água para suas atividades diárias e os produtores rurais sofrem com a perda de suas lavouras, temos aí dois problemas que precisam da ajuda do Governo Federal”, disse a parlamentar. Além dos prejuízos econômicos, a seca gera desemprego no campo.

Em resposta ao problema, a presidente Dilma Roussef assinou a Medida Provisória 566/12, que libera R$ 704,4 milhões para atenuar os efeitos da seca no Nordeste. O dinheiro será dividido entre os ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Integração Nacional e vai financiar compensações a agricultores e ações de defesa civil, como a contratação de carros-pipa para atender à população afetada pela estiagem.