A candidatura do potiguar Henrique Eduardo Alves à presidência da Câmara dos Deputados no próximo ano pode ganhar um adversário de peso.

O PSB ameaça lançar um nome, o do deputado paulista Márcio França.

Leiam:

Em meio aos desentendimento com o PT na disputa municipal, o PSB dá prova de que o incômodo do PT diante de suas pretensões nacionais não é em vão. Segundo a agência Reuters, o partido presidido pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, já está gestando uma candidatura própria à presidência da Câmara, em 2013.

A candidatura socialista ameaça o acordo entre PT e PMDB, que se revezam na presidência da Câmara desde 2007. Em 2013, seria a vez de o peemedebista Henrique Eduardo Alves (RN) assumir o lugar de Marco Maia (PT-RS). O que deve preocupar os dois maiores partidos do Congresso Nacional é que o PSB não está sozinho na empreitada e tem se aproximado do PSD e do PCdoB, que totalizariam 94 votos na Câmara.

O nome mais forte no PSB para concorrer à presidência da Câmara é o deputado Márcio França (SP), que regressa à Câmara após deixar a Secretaria de Turismo do governo de São Paulo. Na avaliação dos socialistas, o nome poderia até seduzir tucanos, dada a proximidade entre os partidos em São Paulo.