Na manhã desta quinta-feira, 2 de agosto, a coordenação do Programa de Bolsas Institucionais de Iniciação à Docência da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PIBID/UERN) realizou solenidade para as assinaturas dos termos de adesão das escolas parceiras e de compromisso dos professores da rede pública estadual.

O programa agora conta com as participações das escolas estaduais mossoroenses Jerônimo Rosado, Francisco de Antonio Medeiros, Abel Freire Coelho, Aída Ramalho Cortez Pereira e Moreira Dias. De Assu passam a integrar o projeto as escolas estaduais Juscelino Kubistchek e Tenente/Coronel José Correia. Já de Pau dos Ferros passam a colabora com o PIBID as escolas estaduais Dr. José Fernandes de Melo, Professora Maria Edilma de Freitas Patronato Alfredo Fernandes e José Guedes.

Serão beneficiados bolsistas de cursos como: Letras com habilitação em língua portuguesa, Letras com habilitação em Língua Espanhola, Educação Física e História.

O PIBID é um programa do Governo Federal desenvolvido pela CAPES voltado para o desenvolvimento de cursos de licenciatura preparando os alunos para lidar com a sala de aula. Na UERN são 295 bolsistas do PIBID sob a supervisão de 60 professores da rede estadual.

O professor Dr. Júlio Ribeiro Soares, um dos coordenadores do programa, explicou a importância do PIBID para o desenvolvimento dos futuros professores. “Para melhorar a qualidade do ensino básico é preciso atacar o problema na raiz e para isso é preciso investir no educador”, frisa.

A outra coordenadora do projeto, professora Dra Socorro Batista, explicou que o projeto já apresenta resultados satisfatórios. “Os relatórios já mostram que os licenciandos já demostram mais interesse pela docência. Antes eles cursavam as licenciaturas, mas não iam a sala de aula. Também há uma elevação da qualidade do ensino e os estudantes estão se interessando mais pela pesquisa”, acrescenta.

 A pró-reitora de Ensino de Graduação Moêmia Gomes afirmou que o PIBID reafirma o compromisso da UERN com a sociedade. “Vejo isso como um ato extremamente importante para a universidade que assume um compromisso com a Educação Básica. Vemos muitas reclamações de que a escola pública é usada apenas para o campo de estágio e PIBID vai além disso”, acrescenta.

Um dos diretores de escola que veio assinar o termo de compromisso, Ubiratan Freitas, da Escola Estadual Dr. José Fernandes de Melo, localizada em Pau dos Ferros, comemorou a inclusão da unidade de ensino no projeto. “Isso vai contribuir na experiência do aluno como futuro profissional da docência”, concluiu.

  •  Fonte: Agecom