Na disputa entre McLaren e Red Bull pela condição de protagonista do fim de semana do GP do Japão, os taurinos iniciaram o sábado (6) na frente em Suzuka. Sebastian Vettel liderou o terceiro treino livre e garantiu o melhor tempo das atividades de pista até o momento: 1min32s163. A marca do bicampeão do mundo foi estabelecida já com o cronômetro zerado, tirando a liderança que pertencia a Mark Webber. Destaque para Felipe Massa, que registrou uma boa volta no fim do treino e garantiu a terceira posição, superando em quase 0s4 o tempo de Fernando Alonso, que foi apenas o 11º.

 

Michael Schumacher foi o quarto colocado, seguido pela dupla da Sauber, liderada por Sergio Pérez, à frente de Kamui Kobayashi. Romain Grosjean, da Lotus, fechou a sessão em sétimo, seguido por Jenson Button, dono da McLaren melhor posicionada no treino. Paul di Resta e Pastor Maldonado fecharam a relação dos dez primeiros.

 

Lewis Hamilton foi apenas o 13º colocado, atrás até mesmo de Kimi Räikkönen, que enfrentou problemas no equilíbrio da sua Lotus durante boa parte do treino. Bruno Senna, por sua vez, foi apenas o 16º melhor posicionado na tabela de tempos da manhã deste sábado em Suzuka.