A expectativa do Tribunal Regional Eleitoral é que até as 19h deste domingo(28), os natalenses ja saibam quem será o prefeito eleito da capital potiguar, nas eleições d0 2º turno.

Nesta sexta-feira(26) as urnas seguiram para os locais de votação e os equipamentos ficarão sob guarda da Polícia Militar até o domingo, quando serão operados pelos presidentes e mesários de cada seção.

Embora o segundo turno ocorra apenas em Natal, todas as cidades potiguares terão uma mesa receptora para justificativa de voto. Esse fato é novidade no pleito, uma vez que não havia a obrigatoriedade de mesas receptoras em municípios que não têm segundo turno.

Mas foi a resolução do Tribunal Superior Eleitoral que ampliou os pontos de recebimento de justificativa de voto no RN. Para justificar a ausência às urnas no dia da votação, o procedimento é simples: o eleitor deve preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), que pode ser obtido gratuitamente nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor, nas páginas da internet do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de cada Estado e, no dia do pleito, nos locais de votação ou de justificativa.