O presidente Barack Obama e o rival republicano, Mitt Romney, continuavam, neste domingo, em ritmo acelerado pelos Estados Unidos, no penúltimo dia de campanha pela Casa Branca, uma disputa que, segundo as pesquisas de opinião, está empatada.

Obama e Romney, com evidentes mostras de cansaço, pulam de um estado estratégico a outro, em um último esforço para gerar entusiasmo entre os eleitores para que não deixem de votar na terça-feira.

A apenas 48 horas da eleição, uma nova pesquisa da ABC News/Washington Post mostra um empate: os dois aparecem com 48% das intenções de voto, enquanto entre os eleitores independentes, que podem definir o resultado, ambos estão com 46%.

O site RealClearPolitics, que estabelece a média das pesquisas, também mostra os candidatos emparelhados, mas com uma leve vantagem para Obama em vários estados considerados cruciais.

“Dois dias! Dois dias para nos dedicarmos ao trabalhp!”, conclamou, otimista, Romney, em seu primeiro ato de campanha deste domingo, em Des Moines, Iowa (centro), onde voltou a fazer uma comparação entre o que, em sua opinião, são as políticas fracassadas de Obama e sua oferta de reativar a economia e gerar emprego.

“O presidente pensa que a resposta é mais governo. Não, a resposta é mais empregos de qualidade”, disse o ex-governador de Massachusetts (nordeste), de 65 anos.

“Em última instância, a decisão é de vocês. Vocês têm o poder. Vocês tomarão a decisão, em dois dias, que moldará o destino do país nas décadas por vir”, disse Obama, de 51 anos, a simpatizantes em Concord, New Hampshire (nordeste).

Na noite de sábado, o presidente já tinha aludido à responsabilidade de seus eleitores, durante comício em Virgínia (leste), ao pedir às pessoas que compareçam às urnas e convençam os indecisos a fazer o mesmo.

“Têm que dizer a todos que não é apenas uma decisão entre dois candidatos ou dois partidos. É uma decisão entre duas visões diferentes para os Estados Unidos”, completou diante de 24.000 pessoas.

O ex-presidente Bill Clinton, que faz uma viagem extenuante gira para impulsionar a candidatura de Obama, defendeu no evento a administração democrata, que pare ele fez o melhor possível apesar da “situação ruim” que recebeu ao assumir o governo, em janeiro de 2009.

Obama tem pela frente neste domingo um cansativo percurso de 8.000 km, que o levará a cinco estados considerados estratégicos.

Fonte: AFP